PROJETO ARTE EDUCAÇÃO

O Projeto Arte Educação, desenvolvido pela Fundação Jaime Câmara desde novembro de 2000, é um projeto de apoio  educacional que utiliza a arte educação como complemento ao ensino regular das escolas públicas, oferecido gratuitamente aos estudantes com idades de 6 a 14 anos, durante o contra turno escolar.




PARCERIA  
Secretaria de Educãção do Estado de Goiás (cessão de professores)
Secretaria de Educação do Município de Goiânia (cessão de professores)
Arquidiocese de Goiânia  (cessão de espaço físico para a realização das atividades.)

Público Beneficiário e  Faixa Etária
Até 750 crianças e adolescentes de ambos os sexos matriculadas na Rede Pública de Ensino, com idades entre 6 e 14 anos de idade.

Apoio Complementar
  • REFRIGERANTES IMPERIAL S/A (patrocínio ao Núcleo Itatiaia, pelo Programa Fomentar-SECULT)
  • HIGH SCHOOL Idiomas
  • CDI- Comissão para Democratização da Informática
  • JUNIOR ACHIEVEMENT
  • AIESEC

Estrutura Física do Projeto
O Projeto é desenvolvido em 3 (três) núcleos de atividades, localizados em Goiânia, cada um com capacidade de atendimento para até 250 alunos/ano.
      * Núcelo Goiânia Viva
Avenida Tókio, Qd.26, Paróquia Nossa Senhora Taquaral, Setor Goiânia Viva, Goiânia – Goiás, Telefone: (62)3573-0441
      *Núcelo Riviera
Rua 14-A, nº20, Paróquia Santo Inácio de Loióla, Conjunto Riviera, Goiânia-GO. Telefone: (62)3542-1782
      *Núcleo Vila Rosa 
Rua Guimarães Lima, Qd.06, Centro Comunitário Rosa da Paz, Setor Vila Rosa, Goiânia – Goiás, Telefone:(62) 3280-9351


As atividades de arte educação valorizam as competências e habilidades dos alunos com a utilização de linguagens artísticas e pedagógicas, cujo objetivo não é formar artistas, mas preparar o jovem para exercer a cidadania, melhorar seu senso crítico, artístico e cultural, além de oferecer apoio pedagógico diário aos que apresentam dificuldades na leitura e na escrita, para que possam melhorar seu desempenho escolar.









 



 
CERTIFICADOS  E  TÍTULOS DO PROJETO

Ø   Apoio Institucional pela UNESCO (22 de agosto de 2003);
Ø   Título de  Responsabilidade Social, Categoria 3° Setor, “Prêmio Ser Humano Osvaldo Checchia 2006” ,  premiado em   julho/2007

37 comentários:

  1. Olá boa noite, fiquei muito emocionada com esse lindo projeto.
    Gostaria de saber se a proposta do mesmo fica restrito somente para o município de Gyn.
    Sou professora em Anápolis e trabalho no Centro de Formação dos Profissionais em Educação, faço parte do Grupo de Estudo ARTE NA ESCOLA parceria UFG/SEMED- ANÁPOLIS.
    Sendo que uma das nossas metas para o ano que vem é resgatar a tão sonhada disciplina escolar através das Linguagens artísticas ( Dança, Teatro, Música...)
    Seria tão interessante uma parceira...
    Gostaria muito de conhecer um pouco do trabalho de vocês.
    Parabéns pela iniciativa.
    Grazielle (grazielleclara2010@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziele! Obrigada pela visita! Voce pode estar entrando em contato com a supervisora do Projeto na sede da FJC, através do telefone (62)3250-1483.

      Excluir
  2. bom dia ,meu nome e paulla ,gostaria de parbenizar o jaime camera e todos os colaboradores deste progama,quando jovem participei do progama arte e educação e fui muito feliz ,me ajudou muito aprendi cultivei amizades que levo comigo ate hoje,progamas como este e mais do uma instituição de ensino ,e para quem participa cidadania e educação ,pois tira crianças e adolescente de casa e da rua e da um incentivo de querer se descobrir no mundo. Nunca me esqueço dos desenhos que aprendi a fazer,do que aprendi a tocar e dançar coisas diferentes e minhas apresentações e passeios na jaime camara, isso nos desenvolve e nos faz ser maior ,Parabens por realmente nos trazer um mundo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu depoimento, o Projeto Arte Educação se realiza na vitória de seus alunos.Sucesso a voce!

      Excluir
  3. Bom dia me chamo Warley so o menino que esta tocando.Aprendi muito com o Projeto Arte Educação. Amizades que tive aprende a cultiva-las a tenho certeza que 9 anos que passei no projeto aprendi muito. Nivia marquei muito na sua vida.(passava muita raiva nela )kkkk lembro de varias bagunças que eu fazia.eitâ Projeto que marco na minha vida. Participava Do Nucleo finsocial que hoje não existe mais :( Email: Warlex_ju_pa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom contar com sua participação neste Blog Warley. O desejo de todos que realizam esse Projeto é o de que voce seja um vencedor nessa vida! E com certeza será!!!

      Excluir
    2. Lembro bem de vc...fui o professor da percussão.

      Excluir
  4. Fantástico esse projeto.Atraves da arte for-
    mamos seres humanos mais sensiveis e interessan-
    tes.Abç.

    ResponderExcluir
  5. ola como faço pra ter acessoa a fotos e videos das apresentaçoes passadas de 2007 quando eu apresente no afitetro da serrinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Whashington, voce deverá entrar em contato com a coordenadora do núcleo em estava matriculado.

      Excluir
  6. Meu nome é Álan Correia tinha muita vergonha e no nucleo Solange park me desenvolve bastante depois mudei para o nucleo goiania-viva faz um ano que sai queria saber se posso voltar estudo em escola particular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Allan Ana Paula lembro de vc fiz aula de coral vc foi o sapo ne ? no espetaculo final em 2009 andava com a Lorena nossa quanta sauddes de vcs!!

      Excluir
  7. Meu nome é Álan Correia tinha muita vergonha e no nucleo Solange park me desenvolve bastante depois mudei para o nucleo goiania-viva faz um ano que sai queria saber se posso voltar estudo em escola particular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Álan, os Núcleos de Arte Educação são voltados aos alunos de escola pública, mas é com prazer que recebemos seu carinho. Deixe seu nome em algum dos núcleos de atividades e se houver vagas na lista de alunos voce poderá participar das atividades novamente.

      Excluir
    2. oie Allan lembro de vc nao sei se lembra de mim fiz coral com vc com professora Lara em tenho face gostaria de reecontrar vcs meu face è (paulla-rezende@hotmail.com)

      Excluir
  8. Adoro fazer projeto, faço no goiânia-viva.
    A oficina que eu mais gosto é a capoeira, não tinha ideia de como asia capoeira, entrei em e nunca sai de lá mais.
    Acho que foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaysa, esse Projeto é feito para voces, crianças com sonhos grandiosos e de talento ilimitado.

      Excluir
    2. oi taysa eu sou a joyce que tambem e aluna do goiania viva

      Excluir
  9. Sou professora de teatro deste projeto no Núcleo Vila Rosa e amo fazer parte disso!!!!
    Estamos aí, com toda a dedicação do mundo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua valiosa colaboração professora Lenita. Contamos com voce para promover melhoria na qualidade de vida e perspectivas de futuro de nossas crianças.

      Excluir
    2. Proffesora Lenita de teatro adorooooooo♥

      Excluir
  10. Queria muito ficar por dentro da progamação do espetaculo de final de ano, saber o local de todos os projetos, entre em contato por favor não quero perder por nada abraço.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!!! Gostaria de fazer um curso de mosaico, e soube que a galeria tem. Qual o telefone de contato? Obrigada! Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula. A Fundação não está no momento realizando cursos de artes visuais fora dos Projetos COntínuos, mas se houver alguma programação futuramente voce poderá estar acompanhando pelo blog ou através da área de Programas e Projetos da Fundação. 62- 3250-1444

      Excluir
  12. oi meu nome e alessandra meus filhos participaram do projeto nucleo riviera e foi muito bom pra eles gostaria de agradecer ao projeto por proporcionar as criancas oportunidades culturais, amor ,respeito e tudo mais voces ajudam muito obrigada e gostaria de pedir p vces visitarem o bairro jardim do cerrado aqui e um bairro novo que necessita muito os adolescentes aqui nao tem muita opcao e estao indo pro lado da droga e outras coisas mais por favor venham nos visitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOa tarde Alessandra. Não temos em nosso Planode Trabalho para 2013 propostas para criação de novos núcleos de atividades do Projeto, mas agradecemos as informações que serão levadas a conselho.

      Excluir
  13. Muito bom este projeto, pois as crianças vão saber que tem um mundo melhor lá fora que espera por eles

    ResponderExcluir
  14. Gente Estou Morando No Parà Participei Dois Anos Do Projeto Arte Educação No Nucleo Solange Park Foiiii Una Esperiencia Inesquecivel...Partipei do ano de 2008 do espetaculo final no Osca Niemeyer Meus Professores Foram, A Lara q dava aula de coral, a Daiane de Dança e a Karina De Teatro conssigo sonhar com projeto arte educaçao foi uma esperiencia q levarei pelo resto da vida quero reecontrar com a karina... Parei de frequentar por causa q se mudaram Para o Nucleo Goiânia Viva... Eu Fiz A matiuda na Dança com a Daiane... E a canteiii no coral da Lara no espetaculo final...E fiz a Belezinha na primeira cumbinancia de 2009 na apresntaçao de Feiurinha... Gente SAudadessssssssssss desse tempo MEu contato è (93) 3502-2601 gostaria de reecontrar com a karina..

    ResponderExcluir
  15. Se pudensem fazer esse favor ficaria grata!!! ela me deu sonhos q ninguem tinha me dado por isso q eu tenho ate hj esse sonho de ser atriz ja se passarm 3 anos mais mesmo assim na me eskeciii meu facebook è (paulla-rezende@hotmailcom) meus telfones sao (93) 35022601 ou (93) 35022708 gente por favor me dem contato dela quero agradecer ela por tudo!!! e pra vcs tbm vcs me deram sonhos...eu fiz coral com um garoto chamado allan correia e lorena no solange park e nao cehguei a paricipar do goiania viva... muito grata pela orportunidade q me deramm obrigada mesmo...gente tentam me fazer esse fazor. vou aguarda todo dia entareiii :/

    ResponderExcluir
  16. É uma pena ver noticiarem quase que diariamente nas edições dos Jornais da Tv Anhanguera a falta de vagas nas creches e CMEIs de Goiânia e região metropolitana e a Fundação Jaime Câmara deixar que se encerrem as atividades desse projeto que ajudava não só as crianças, como também suas mães, que podiam trabalhar deixando suas crianças num local seguro. Bom saber que a Organização Jaime Câmara cobra uma postura dos agentes públicos e tem outra diferente da cobrada.

    ResponderExcluir
  17. Que saudades desse projeto. Atualmente moro em Belém-Pa e tenho 23 anos. Sempre me recordo do período de quando estudava nesse lugar. Inicialmente no núcleo do Solange Park e dps no Gyn Viva. Vejo o quanto esse projeto marcou minha adolescência me potencializando ter contato com a arte e as atividades socioeducativas. Eu era mto feliz nesse local e chorei mto no final da minha ultima apresentação no espetáculo final de 2010. Mto grato por tds amizades q conheci e pela Fundação Jaime Camara por ter propiciado esse projeto que marcou tanto minha vida.

    ResponderExcluir
  18. Oi meu nome e Gillia Cristina participei do nucleo fim social tenho muitas saudades foi fundamental al meu crecimento.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui professor da oficina de percussão no núcleo Finsocial. Foi uma experiência única trabalhar com vocês

      Excluir
  19. Olá, quero saber se o núcleo vila Rosa está funcionando? Tenho filho de 11 anos, e quero matricular.

    ResponderExcluir